terça-feira, 27 de setembro de 2011

Big Wall no Pico do Papagaio!

É com muita felicidade que venho escrever um pouquinho sobre essa conquista que marcou nossas escaladas e resultou na maior via de escalada do sul de minas que ultrapassou Lendária via vizinha Nirvana 5º 7C E3 400 mts Repetida apenas 1 desde de sua conquista em 2003 Pelo Marcos Sherpa ,Marcel e Pedro Guatimosim.
Nessa 3º empreitada foram 7 dias de muito trabalho e 4 noites dormindo pendurado racionando água e comida para tentar finalizar a via que já estava em processo de conquista à 2 anos.
Fomos dividido em duas equipes a primeira Raul Quintiliano e André Morais tinha o objetivo de fixar as cordas que tínhamos porteado até a base da via uma semana antes até a P8 onde havia parado a via já que as ultimas 2 empreitadas o trabalho bruto foi nosso.
Raul e o André gastou 1 dia inteiro para fixar as cordas até p8 onde eles dentro de uma chaminé armou as redes para o primeiro bivak.
No dia seguinte eu Marcel e Daniel começamos a Jumarear e rebocar nossas cargueira com +ou- uns 15 quilos cada e uns 45 litros de água para a turma toda, demoramos o dia inteiro para chegar até a p8 e quando chegamos o Raul e o André já tinha alcançado a P10 e já tinha acabado a primeira bateria da furadeira no entanto chegamos com + 2 baterias Zero Bala para continuar a conquista.
Marcel o Daniel ficarão bivakando na p8 e subimos eu , Raul e André para bivakar na P10 um Plato Perfeito que dá até pra ficar sem cadeirinha de tão profundo e visto de longe é igual a um coração , esse nome já havia sido dado um ano antes quando subimos no cume da pedra do leão e ficamos namorando a linha da via com o binóculo ultra potente do Daniel.
Já no Dia seguinte acordamos com um maravilhoso Mar de nuvens bem abaixo de nós e tocamos pra cima e o André começou a conquista a 11º cordada saindo do Coração por uma chaminé e pegando alguns sistemas de fenda e esticou uns 40 metros e depois foi a vez do Raul conquistou a 12º saindo levemente para direita em um diedro com fendas e esticou mais uns 40 mts e depois foi minha vez de conquistar a 13º em um positivo de aderência estiquei quase uns 60 metros e deixamos as cordas fixas e voltamos para passar mais uma noite no plato do coração muito felizes por ter rendido bastante e conquistado uns 150 mts nesse dia .
E no 3º dia pendurado foi a vez do Daniel e o Marcel e Raul conquistar 14ºcordada com 2 barrigas levemente verticais pra negativo para serem vencidas o que deu um pouco de trabalho e gastou um pouco de tempo e começaram a 15º cordada faltando uns 40 metros para chegar no cume e já era quase 5h e ligamos pro Cel do Daniel e o Raul falou que iria rolar o Cume naquele dia , Eu e o André subimos a partir da p10 +ou- uns 200 mts até a p14 e acabou que escureceu e nem rolou o cume e havia acabado os parabolts e nos restava 7 chapas ,nesse dia e voltamos no escuro até a P10 , fizemos um rango bruto pra turma que amanhã ia ser o DIA , conversamos e decidimos quem ia fazer a empreitada final e sobrou pra mim e o Andre tentar conquistar o resto da via sem nem uma proteção , no ultimo caso íamos usar as brocas como proteções.
Eu e o Andre acordamos as 4:30 tomamos café e as 5h começamos as jumarear os +de 200 mts até onde tinha parado a conquista. Arrumamos tudo e eu comecei a conquistar as 7h os 40 metros finas , escalei uns 10 metros depois da ultima proteção e entrei em uma chaminé lotada de Bromélias e fui progredindo lentamente até encontra uma árvore onde lacei uma fita e fiz de proteção escalei + uns 15 metros pela chaminé e encontrei outra árvore à salvadora para fazer à virada do cume ,uffa essa 15º foi bem Jungle mais deu tudo certo cheguei ao cumes as 8h da manhã em ponto , fixei a corda em uma pedra e mandei turma subir para o Abraço!! e por sorte o Daniel tinha o ultimo parabolt que estava na p8 e colocamos no cume para fazer o rapel para limpar a via.
as 10 da manhã começamos a limpar os quase 500 mts de cordas fixas da via e as 5h da tarde estávamos são e salvos no chão e muito felizes e bem porcos pra descer com todos os equipos até o resgate.
E aquele Obrigado a turma de Aiuruoca de deu apoio nas empreitadas anteriores :Pedro Guatimosim,Marcos Sherpa ,António Hélio e Carlos Matoso.
No reboque das cargueiras
A turma na P8

P9 e P11 eP12 lá no fundo.
Mar de Nuvens pra começar o dia bem.
A rede do André e Raul rasgou, sobrou dormi no chão com as aranhas na P10

Redona na P10 plato do Coração

A turma muida na P10

Raul e André na conquista da P12
Daniel na conquista da P14
André Jumareando o final da P14

Chaminé do final da via lotada de bromélias
onde está o Wally?


E a foto de cume com a ultima proteção.


Um comentário:

  1. Parabéns galera pela empreitada!!

    Vcs já confeccionaram croqui, pode disponibilizar?

    Se sim por favor envie para "bri.fa@ig.com.br"

    Forte abraço.

    ResponderExcluir