+ Altos da Mantiqueira – Na proposta de criação de um novo parque nacional, velhos problemas de acesso às montanhas podem se tornar mais frequentes em toda a Serra da Mantiqueira.
+ Falésia do Leão em Aiuruoca
+ Pesquisa em Montanha
+ Escolha seus amigos
+ Ponta Grossa
+ Polémica no Cerro Torre
+ Complexidades da escalada
+ Internacional, Publicações, Vozes, Ecos, Equipamentos.
Confira algumas matérias na versão online
http://www.mountainvoices.com.br
sexta-feira, 23 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Escalada na Agulha do Diabo
Segunda passada eu e o Raul partimos para teresopólis para tentar fazer o cume da Agulha do Diabo que esta entre as 15 escaladas mais bonitas do mundo e é considerada uma das mais complicadas de realizar qualquer tipo de atividade por conta de obstáculos naturais.
Saímos de Caxambu lá pelas 6 da manhã para da uma passada em Três Rios pro Raul resolver um trabalho, trabalho resolvido então partimos Teresopolis .Na serra que liga Itaipava x Teresópolis ficamos um tempo bom parado em 3 barreiras devido as obras na estrada, fora isso tudo bem.
Chegamos na portaria do parque lá pelas 3 horas, assinamos as papeladas e partimos para a caminhada que não seria nada fácil.
Começamos a caminhada as 4 horas para tentar dormir no acampamento Paquequer a uma hora e pouco da Agulha ,mais paramos de caminhar quase as 8 horas no abrigo 3 porque não sabíamos aonde a trilha virava a esquerda para a Verruga do Frade e a Agulha e de noite com um pouco de neblina não iríamos achar mesmo , só eu que tinha uma noção porque já tinha feito a travessia PetroxTere.
Visual dos 3 Picos ao amanhecer no abrigo 3
Pico do São Pedro no centro o Mirante do Inferno e só a pontinha da Agulha aparecendo ao lado do Pico São João
Acordamos e partimos para procurar a trilha que vira a esquerda um pouco antes da cota 2000 chegando lá reconheci os picos São Pedro e São João por onde teríamos que passar , pegamos a trilha e não teve erro até o mirante do inferno onde tivemos o visual incrível da Agulha com o Rio lá no fundo.
Ai veio a questão aonde é a trilha pra chegar na base a agulha? Decidimos subir mais pra tentar Procurar , solamos uma via bem fácil que sai no cume do pico do São João e nada , a decidimos descer rapelamos a via e descemos na grota entre o pico São Pedro e o Mirante do Inferno.Descemos uma Mega Pirambeira e conseguimos localizar a base da via isso já era uma hora da tarde fizemos um rango rápido para começamos a escalar.
Chegamos no cume por volta das 15:30 e finalizamos o rapel as 17h.
Não fizemos muitas fotos devido ao tempo meio apertado.
Pino das antiga no final da primeira enfiada
Raul na penúltima cordada na chaminé da unha
Eu assinando o livro de cume
Homenagem aos conquistadores
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Brota mais uma via na Falesia do Leão!
O Marcel conquistou mais uma via no Leão , ela fica no setor do Teto entre a Leões da tribo e a Birro-birro. A via ficou muito legal e começa em um vertical levemente negativo de regletes e transpõem um pequeno Teto onde tá o Crux e depois sai em agarras medias levemente negativo até a parada , a via ficou com uns 20 metros e seu nome ficou Navalha devido aos seus regletes machuquentos e sugerimos um VIIIc/IXa.
Marcel no Crux da Navalha
Daniel no Crux da Navalha
Daniel depois do crux.
Marcel no Crux da Navalha
Daniel no Crux da Navalha
Daniel depois do crux.
Assinar:
Postagens (Atom)