terça-feira, 15 de junho de 2010

Chapada das Perdizes

Chapada das Perdizes é uma montanha que esta inserida no Circuito das Terras Mágicas, e fica na cidade Mineira de Minduri, atingindo cerca de 1.660m de altitude.
Morada das Perdizes, aves de hábitos noturnos, esse local impressiona pela sua particularidade e misticismo. A vegetação é de campo de altitude, muitos liquens e fungos nas rochas que são do granito para o arenito.
Os blocos variam de 1m a 20m, tendo muitos boulder gigantes de inclinação negativa, agarras fartas e também locais com micro agarras. Praticamente a natureza deu a esse local o encanto de oferecer aos visitantes as diversas opções de escalada de boulder para o gosto de cada um. Algumas vias esportivas já começaram a aparecer no local, devido as possibilidades infinitas que os blocos possuem.
O Point é dividido em 4 setores já definidos: o "Corredor", os "Highball", o "Portal" e os "Totens".
Acredito eu que esses setores vão aumentar, pelo numero de blocos que existem. Quando eu visitei a Chapada das Perdizes, não consegui ver, nem muito menos colocar as mãos em um terço das pedras que existem la. É um local fantástico de beleza paradiziaca. Silêncio total que as vezes é quebrado pela briza leve que passa.
Uma das coisas que a comunidade de escaladores tem que se ligar, são nos propietarios das terras onde ficam essas montanhas. O point é de propriedade particular, e pelo que ouvi dizer, não está aberto a visitas, mas eu ainda não tive contato e nem sei quem são os propietarios para confirmar isso. Futuramente vou fazer um mapa de acesso ao local, pois pega uma estrada de terra que não é muito boa, mas tem placas indicativas. Nessa minha primeira visita fizemos um filme de umas linhas que abrimos na hora, outras que já existiam, e blocos que vi que davam vias fantásticas e fiquei só na vontade...
Quem me apresentou o local foram os escaladores Marcel Rainier, Emílio Cigano e o Mateus Prieto, ambos de Caxambu.
OBS.: É na faixa de 10km de distância da cidade de Minduri.




Projeto CarnaChapada



Segue o Trailer do Filme da Chapada das Perdizes.




Texto e imagens Felipe Guimarães.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Escalada no Parque Nacional do Itatiaia

Visual das Agulhas Negras e Prateleiras vista da Serra Fina

Sexta-Feira tinha combinado de ir com a galera de varginha no Parque Nacional do Itatiaia dar um escalada.
Um pouco antes da 7 horas o Raul chegou aqui em Caxambu e Partimos pra Itamonte pra encontrar com o André o Budi e o Morais.
Chegamos no parque partimos pra escalar nas Prateleiras.

Prateleiras com seus 2.548 metros.

Chegando nas Prateleiras entramos na clássica Pássaros Esperniantes.



Pássaros Esperniantes VIIIa.




E a friaca batendo na Pássaros Esperniantes VIIIa.


E como o frio não deu bobeira, acabou dando uma desanimada na turma e entramos em um 7º na pedra da tartaruga que não me lembro o nome.


Visual das Agulhas Negras na hora de ir embora.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Caminhada e Escalada no Pico do Papagaio





Segunda feira conversando com o Mateus surgiu a ideia de irmos no pico do papagaio dar uma escalada.
Arrumamos as mochilas e saímos de Caxambu as 7:30 da noite e partimos pra Aiuruoca, Chegamos no pé da trilha por volta as 8:30 e começamos a caminhar rumo a Pedra Redonda onde iríamos dormir para escalar no próximo dia.Chegamos na pedra Redonda por volta da meia noite , fizemos um rango e fomos dormir.
Acordamos , tomamos café e fomos pra pedra, escalamos a via Ofegante Majestosa e a cristais famintos

Acampamento na pedra redonda


Eu no Crux da 2º coradada da Ofegante Majestosa VIIc 60mts

Mateus na 1º cordada da via Cristais Famintos VIIa 60 mts

Depois que mandamos as 2 vias arrumamos o acampamento e partimos pra dormir no Pico do Papagaio para tentar pegar um visual,mais não foi isso que aconteceu

As nuvens chegando do Rio pra atrapalhar nosso visual .

Acampamento no Pico do Papagaio

Chegamos no Pico quase escurecendo e com a noite chegando a neblina veio com tudo,fizemos um rango e fomos dormir pra descer e escalar na Pedra do Fogão na quarta-feira
Acordamos e arrumamos o acampamento e partimos para a pedra do Fogão para escalar a via Carabina Japonesa

Eu na 1º cordada da via Carabina Japonesa IV.VIsup 165mts

Com o tempo o dia inteiro fechado começamos escalar lá pelas 13:30 e chegamos no cume por volta das 3 horas ,assinamos o livro de cume e marcamos um tempo lá em cima fizemos o rapel pra tentar sair da mata do Fogão antes de anoitecer e chegamos no começo da trilha umas 6:30 da noite. Arrumamos as tralha na moto e voltamos pra Caxambu!