Como tem um tempo que não posto nada vai ai um vídeo bem bacana de uma trip na chapada das perdizes em Minduri Sul de Minas.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
terça-feira, 14 de setembro de 2010
7 de setembro fogo na Falesia do Leão e mais uma via na parte alta do PESP
Dia perfeito saímos as 7 horas de Caxambu e fomos buscar o Daniel em Baependi e partimos para ficar 3 dias na casa do Pedro Guatimosim no Pé da serra e conquistar mais um via na Pedra Redonda na parte alta do parque . Ao chegar na entrada da estrada de terra demos de cara com uma nuvem de fumaça bem grande e ao chegar mais perto o fogo já estava dos dois lados da estrada que chega no Leão.Paramos e analisamos o que podíamos fazer , derepente aparece o Pedro no seu fuscão vermelho e começamos a fazer varias ligações para os Bombeiros ,IEF,Força tarefa e amigos, feitas as ligações eu o Marcel e o Daniel fomos na casa do Paulo ali perto e pegar os abafadores e as bombas costais e enquanto isso o António e o Erere e mais alguns rapazes já tinha começado a apagar o fogo, pegamos os equipos e fomos para a mata da usina começar a apagar o fogo e ficamos até escurecer apagando o fogo mais não teve jeito o Leão foi um dos primeiros lugares a pegar fogo e com o mato alto e muito seco não tinha não jeito de combater e pra completar o Marcel perdeu 7 fitas de costura que estava na via Navalha .
Ficamos muito chateado em ver o pico todo queimado que nos deu muito trabalho, suor e sangue para conquistar as vias e contenções de trilha e o incêndio que com certeza foi proposital que queimou não só uns dos melhores pico de escalada esportiva da região mais como uma grande mata no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio.Antes!!!!!!!
E depois :(
No dia seguinte acordamos cedo e partimos pra 1 hora e meia de caminhada da casa do Pedro até a pedra redonda pra conquistar mais uma via na pedra redonda. o Marcel conquistou a primeira cordada negativa e esportiva no talo com as 6 primeiras costuras no ar, terminada a primeira cordada nem esperamos já dei o primeiro pega depois o Daniel e o Marcel ficamos de cara com a beleza da via ,suas agarras de Cristais e dos movimentos bem técnicos e achamos que a primeira cordada da um 9º fácil fácil.
Depois do pega fizemos um lanche e agora era vez minha e do Daniel conquistar a segunda cordada em um diedro comecei a conquista e o Dani finalizou a via e descemos já de noite para a casa do Pedro para dormir e acordar cedo e subir a Serra de novo para saborear a via e bater mais uma chapa que faltava e tirar umas fotos e o nome da via ficou Fúria de Cristais 9º(?) 50mts
Pedra Redonda.
Marcel na Primeira cordada 9º(?).
Marcel na Primeira cordada 9º(?).
Eu na cadena da segunda cordada 7a bem legal.
segunda cordada.
Daniel na segunda cordada.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
8º Festival de Montanha do Sul de Minas
Sexta feira eu com o Marcel partimos para Itajuba para mais uma vez prestigiar o 8º Festival de Montanha do Sul de Minas.
Algumas fotos da galera escalando.
Eu na cadena da Mapri VIIIa à vista.
Na cadena da Sucção de Umbigo VIIIb .
Marcel na Sucção de Umbigo VIIIb.
Budi na Seleção Natural VIIIa.
Poison IXa da próxima sai.
Na cadena da Ponto de Exclamação VIIIb.
Raul na Diedrinho VIIIa
Cão Chupando Manga com Leite IXa.
Foi bem bacana o festival com muita escalada e varias palestras.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
3º Festival de Boulder de São Thomé das Letras
Nos dias 6,7,8 juntamos a turma de Caxambu, Aiuruoca e Varginha e alugamos uma casa para curtir o 3º Festival de Boulder de São Thomé das Letras
Nosso amigo Boulderista de Santuma.
Algumas fotinhas do encontro.
Boulder Menino da Porteira
Marcel no Boulder Bugiu
Samuel no Tiro certeiro
Projeto
Boulder Vamo pra cachú
Daniel no Bugio
Boulder Caquitasio
Foi muito maneiro a energia da galera junta no encontro.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Video e algumas fotos da 3º empreitada na face Norte do Pico do Papagaio
Visual da face norte do Pico do Papagaio, a turma só de olho na conquista!
Marcel repetindo a 3º cordada
Daniel na 4º cordada
Raul na conquista da 7º cordada
Bivak na 7º cordada
Fotos:Marcel
Eu e o Budi no bivak da 7º cordada
O projeto ficou com uns 380mts distribuídos em 9 cordadas e ainda tem muita parede pra frente.
Segue o vídeo.
Marcel repetindo a 3º cordada
Daniel na 4º cordada
Raul na conquista da 7º cordada
Bivak na 7º cordada
Fotos:Marcel
Eu e o Budi no bivak da 7º cordada
O projeto ficou com uns 380mts distribuídos em 9 cordadas e ainda tem muita parede pra frente.
Segue o vídeo.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Falésia do Leão no Mountain Voices # 114
+ Altos da Mantiqueira – Na proposta de criação de um novo parque nacional, velhos problemas de acesso às montanhas podem se tornar mais frequentes em toda a Serra da Mantiqueira.
+ Falésia do Leão em Aiuruoca
+ Pesquisa em Montanha
+ Escolha seus amigos
+ Ponta Grossa
+ Polémica no Cerro Torre
+ Complexidades da escalada
+ Internacional, Publicações, Vozes, Ecos, Equipamentos.
Confira algumas matérias na versão online
http://www.mountainvoices.com.br
+ Falésia do Leão em Aiuruoca
+ Pesquisa em Montanha
+ Escolha seus amigos
+ Ponta Grossa
+ Polémica no Cerro Torre
+ Complexidades da escalada
+ Internacional, Publicações, Vozes, Ecos, Equipamentos.
Confira algumas matérias na versão online
http://www.mountainvoices.com.br
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Escalada na Agulha do Diabo
Segunda passada eu e o Raul partimos para teresopólis para tentar fazer o cume da Agulha do Diabo que esta entre as 15 escaladas mais bonitas do mundo e é considerada uma das mais complicadas de realizar qualquer tipo de atividade por conta de obstáculos naturais.
Saímos de Caxambu lá pelas 6 da manhã para da uma passada em Três Rios pro Raul resolver um trabalho, trabalho resolvido então partimos Teresopolis .Na serra que liga Itaipava x Teresópolis ficamos um tempo bom parado em 3 barreiras devido as obras na estrada, fora isso tudo bem.
Chegamos na portaria do parque lá pelas 3 horas, assinamos as papeladas e partimos para a caminhada que não seria nada fácil.
Começamos a caminhada as 4 horas para tentar dormir no acampamento Paquequer a uma hora e pouco da Agulha ,mais paramos de caminhar quase as 8 horas no abrigo 3 porque não sabíamos aonde a trilha virava a esquerda para a Verruga do Frade e a Agulha e de noite com um pouco de neblina não iríamos achar mesmo , só eu que tinha uma noção porque já tinha feito a travessia PetroxTere.
Visual dos 3 Picos ao amanhecer no abrigo 3
Pico do São Pedro no centro o Mirante do Inferno e só a pontinha da Agulha aparecendo ao lado do Pico São João
Acordamos e partimos para procurar a trilha que vira a esquerda um pouco antes da cota 2000 chegando lá reconheci os picos São Pedro e São João por onde teríamos que passar , pegamos a trilha e não teve erro até o mirante do inferno onde tivemos o visual incrível da Agulha com o Rio lá no fundo.
Ai veio a questão aonde é a trilha pra chegar na base a agulha? Decidimos subir mais pra tentar Procurar , solamos uma via bem fácil que sai no cume do pico do São João e nada , a decidimos descer rapelamos a via e descemos na grota entre o pico São Pedro e o Mirante do Inferno.Descemos uma Mega Pirambeira e conseguimos localizar a base da via isso já era uma hora da tarde fizemos um rango rápido para começamos a escalar.
Chegamos no cume por volta das 15:30 e finalizamos o rapel as 17h.
Não fizemos muitas fotos devido ao tempo meio apertado.
Pino das antiga no final da primeira enfiada
Raul na penúltima cordada na chaminé da unha
Eu assinando o livro de cume
Homenagem aos conquistadores
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Brota mais uma via na Falesia do Leão!
O Marcel conquistou mais uma via no Leão , ela fica no setor do Teto entre a Leões da tribo e a Birro-birro. A via ficou muito legal e começa em um vertical levemente negativo de regletes e transpõem um pequeno Teto onde tá o Crux e depois sai em agarras medias levemente negativo até a parada , a via ficou com uns 20 metros e seu nome ficou Navalha devido aos seus regletes machuquentos e sugerimos um VIIIc/IXa.
Marcel no Crux da Navalha
Daniel no Crux da Navalha
Daniel depois do crux.
Marcel no Crux da Navalha
Daniel no Crux da Navalha
Daniel depois do crux.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Chapada das Perdizes
Morada das Perdizes, aves de hábitos noturnos, esse local impressiona pela sua particularidade e misticismo. A vegetação é de campo de altitude, muitos liquens e fungos nas rochas que são do granito para o arenito.
Os blocos variam de 1m a 20m, tendo muitos boulder gigantes de inclinação negativa, agarras fartas e também locais com micro agarras. Praticamente a natureza deu a esse local o encanto de oferecer aos visitantes as diversas opções de escalada de boulder para o gosto de cada um. Algumas vias esportivas já começaram a aparecer no local, devido as possibilidades infinitas que os blocos possuem.
O Point é dividido em 4 setores já definidos: o "Corredor", os "Highball", o "Portal" e os "Totens".
Acredito eu que esses setores vão aumentar, pelo numero de blocos que existem. Quando eu visitei a Chapada das Perdizes, não consegui ver, nem muito menos colocar as mãos em um terço das pedras que existem la. É um local fantástico de beleza paradiziaca. Silêncio total que as vezes é quebrado pela briza leve que passa.
Uma das coisas que a comunidade de escaladores tem que se ligar, são nos propietarios das terras onde ficam essas montanhas. O point é de propriedade particular, e pelo que ouvi dizer, não está aberto a visitas, mas eu ainda não tive contato e nem sei quem são os propietarios para confirmar isso. Futuramente vou fazer um mapa de acesso ao local, pois pega uma estrada de terra que não é muito boa, mas tem placas indicativas. Nessa minha primeira visita fizemos um filme de umas linhas que abrimos na hora, outras que já existiam, e blocos que vi que davam vias fantásticas e fiquei só na vontade...
Quem me apresentou o local foram os escaladores Marcel Rainier, Emílio Cigano e o Mateus Prieto, ambos de Caxambu.
OBS.: É na faixa de 10km de distância da cidade de Minduri.
Projeto CarnaChapada
Segue o Trailer do Filme da Chapada das Perdizes.
Texto e imagens Felipe Guimarães.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Escalada no Parque Nacional do Itatiaia
Sexta-Feira tinha combinado de ir com a galera de varginha no Parque Nacional do Itatiaia dar um escalada.
Um pouco antes da 7 horas o Raul chegou aqui em Caxambu e Partimos pra Itamonte pra encontrar com o André o Budi e o Morais.
Chegamos no parque partimos pra escalar nas Prateleiras.
Prateleiras com seus 2.548 metros.
Chegando nas Prateleiras entramos na clássica Pássaros Esperniantes.
Chegando nas Prateleiras entramos na clássica Pássaros Esperniantes.
E a friaca batendo na Pássaros Esperniantes VIIIa.
E como o frio não deu bobeira, acabou dando uma desanimada na turma e entramos em um 7º na pedra da tartaruga que não me lembro o nome.
Visual das Agulhas Negras na hora de ir embora.
Assinar:
Postagens (Atom)